Time do Emprego inicia formação de 21 novos facilitadores

Capacitados serão encaminhados a 14 municípios de nove regiões paulistas

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) iniciou na manhã desta segunda-feira (25), no Hotel San Rafael, no Centro da Capital, a 1ª Capacitação de Facilitadores do Time do Emprego deste ano. Os 21 participantes serão responsáveis por atender os times de 14 municípios do Estado.

Além dos futuros facilitadores e da equipe técnica, estiveram presentes o coordenador do programa, Pedro Nepomuceno, e o chefe de gabinete da SERT, Tadeu Morais. O treinamento acontece em período integral e se encerra na próxima sexta-feira (01).

Para Nepomuceno, existem trabalhadores que deixam de conseguir uma oportunidade profissional por não estarem devidamente capacitados no momento da seleção. “Há dois tipos de pessoas que fazem entrevista: aquelas que são ótimas nos testes, mas quando são empregadas não têm um bom desempenho profissional, e outras que não vão bem nos testes, mas têm um ótimo desempenho profissional. Enfim, a missão é atender todos”, relata.

“Nossa responsabilidade é muito grande, pois essas pessoas buscam oportunidades profissionais. E a nossa missão é auxiliá-las”, emendou Morais.

Depois de capacitados, os facilitadores serão responsáveis pelas turmas de 14 cidades: Ourinhos, Gavião Peixoto, São Vicente, Eldorado, Pirassununga, Barueri, Salto, Marabá Paulista, Sorocaba, Atibaia, Martinópolis, Franca, Franco da Rocha e Porto Feliz.

Ao todo, nove regiões serão contempladas: Marília, Araraquara, Litoral, Vale do Ribeira, Campinas, Grande São Paulo, Sorocaba, Presidente Prudente e Franca.

Mais sobre o Time do Emprego

A ação da SERT, criada em 2001, objetiva orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. “O diferencial do Time do Emprego é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiências e a procura conjunta por uma oportunidade”, destaca o secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz.

Em 2012, o projeto atendeu 5,6 mil pessoas de 124 municípios do Estado. Desses, 2,3 mil conseguiram recolocação no mercado de trabalho.

Como funciona

Durante os 12 encontros – um a cada semana – os facilitadores apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, sugestões para aperfeiçoar aptidões e para produzir um currículo interessante, postura no momento da procura por emprego, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

Para mais informações sobre o programa, acesse:

www.emprego.sp.gov.br

www.timedoemprego.sp.gov.br

Acesse as fotos do evento em nossa página no Flickr.