Time do Emprego promove a 3ª capacitação de facilitadores

Visando atender novas turmas em 17 municípios do Estado, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), por meio do Time do Emprego, iniciou a 3ª capacitação de facilitadores do programa, na última segunda-feira (24). Ao todo, 27 pessoas serão capacitadas até a próxima sexta-feira (28) e, a partir daí, estarão aptas para orientar a população desempregada ou jovens que buscam o primeiro emprego.

A equipe está reunida no Hotel San Rafael, localizado no Largo do Arouche, nº 150 – Centro. Dez temas serão apresentados até quarta-feira. Entre eles,  técnicas de entrevista, planejamento financeiro, quem sou eu, minhas habilidades e como elaborar um currículo. Além disso, o time ainda recebe a visita de responsáveis por outros programas da SERT, que abordarão seus respectivos trabalhos.

Nos dois últimos dias, os futuros aprendizes se dividem em grupos e apresentam os conteúdos em formato de workshops. Por fim, na sexta-feira, ocorre a entrega dos certificados.

“O objetivo da SERT é formar cada vez mais facilitadores para atender a demanda em nosso Estado. Tenho a convicção de que nossos facilitadores irão conseguir recolocar muitas pessoas no mercado de trabalho”, comenta Carlos Ortiz, secretário de Estado do Emprego.

Na ação, serão beneficiadas as seguintes cidades: Aparecida, Arujá, Boituva, Carapicuíba, Cotia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itapevi, Juquitiba, Miracatú, Santa Barbára D’Oeste, São Paulo, Sete Barras, Suzano, Taboão da Serra e Torrinha.

Estes municípios estão espalhados por sete regiões administrativas: Capital, Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas e Piracicaba.

97 facilitadores neste ano

Nas duas oportunidades de capacitação ocorridas neste ano, a equipe do Time do Emprego capacitou 70 facilitadores, sendo 26 em março e outros 44 em julho. A próxima capacitação está prevista para março do próximo ano.

Time do Emprego           

Criado em 2001, o Time do Emprego já atendeu mais de 23 mil pessoas em busca de oportunidades de trabalho compatíveis com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Atualmente, o Time está presente na capital e em mais 129 municípios, do interior de São Paulo.

O programa é desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) em parceria com as prefeituras e tem como objetivo orientar e preparar o trabalhador que pretende voltar ao mercado de trabalho ou que esteja à procura do primeiro emprego.

A proposta envolve 12 encontros semanais, de 3 horas cada um, com grupos de aproximadamente 25 pessoas desempregadas e/ou jovens, com idade maior ou igual a 16 anos. Esses grupos são denominados “times”, porque todos se ajudam na busca pelo emprego a partir da troca de experiências e auxílio mútuo.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3241-7207, pelo site www.timedoemprego.sp.gov.br ou no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) mais próximo.

Confira a relação completa de endereços dos PATs. Clique aqui