Time do Emprego realiza formatura em Salto

35696567260_a178dda615_o

Na última quinta-feira (20), o Time do Emprego, programa gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, realizou a formatura de 37 alunos no município de Salto, região de Sorocaba. O programa visa a reinserção no mercado de trabalho por meio de encontros onde são exploradas as habilidades e competências pessoais de cada um dos participantes.

O secretário de Estado do Emprego em exercício, Eufrozino Pereira,  esteve presente na cerimônia, que aconteceu na “Sala Palma de Ouro”. “É uma obrigação do poder público trabalhar para o cidadão. Vamos trazer ações da SERT para a cidade”, disse o secretário “O Time do Emprego é uma oportunidade para o cidadão. É o fortalecimento da cidadania”, completou.

35953298881_fb9f8122a0_o

Além de Pereira, estiveram presentes o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia, o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Batista, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Anita de Moraes Leis, a supervisora do Time do Emprego, Sandra Império, o diretor regional da SERT em Sorocaba, Everson Luis, entre outras autoridades locais.

Responsável pela aplicação do programa em todo o Estado, Sandra celebrou o desempenho dos formandos. “É uma satisfação poder comprovar a eficácia do Time do Emprego”, disse. Durante os encontros, nove participantes foram selecionados para trabalhar na rede de fast food Burger King.

“A vida é feita de escolhas. Eu acredito que, neste momento, vocês fizeram a melhor escolha, que foi a de se qualificar para o mercado de trabalho”, completou a supervisora.

35246395504_7ace2844e7_o

Além dos 37 formandos do Time do Emprego, também houve a formatura de 102 alunos das oficinas de inclusão digital realizadas no município. “Ações como essas são importantes para nossa cidade. Quando a economia voltar a crescer, tenho a certeza de que vocês estarão prontos para os desafios que virão”, afirmou Anita.

“Salto é uma cidade que exala arte e energia boa. É isso que estou sentindo aqui neste momento”, exaltou o prefeito. “Quero parabenizar vocês pela dedicação. Todos os sonhos são possíveis, desde que vocês acreditem em vocês mesmos”, completou Garcia.

Entre os formandos do Time do Emprego, dois jovens se destacam. Beatriz Navarro e Roberto Gaiotto, ambos com 23 anos, são namorados e, juntos, resolveram se preparar para o mercado de trabalho. “Vimos um anúncio aqui no PAT sobre o Time do Emprego e fizemos a inscrição”, disse Beatriz, que já trabalhou em uma fábrica na cidade e atualmente cursa jornalismo.

“Trabalhei como vendedor por dois anos, numa empresa aqui da cidade, fazendo vendas arrumando estoque. Fiz faculdade de design gráfico por um ano, mas tive que interromper por problemas financeiros”, explicou Roberto.

Com os ensinamentos adquiridos durante os encontros, o casal obteve melhores resultados em entrevistas de emprego.  “Tem muita coisa que foi dito, tanto no material como nas aulas, que a gente é, mas não sabemos. Conseguimos ter uma melhor compreensão de como devemos agir quando estamos buscando um emprego”, afirmou Roberto.

Em uma delas, foram selecionados para trabalhar no Burger King. No momento, estão em fase de experiência. Agora, com um emprego encaminhado, é possível pensar no futuro. “Pretendemos terminar a faculdade, ter uma estabilidade e casar. Se para quem tem estudos a situação está difícil, imagine para quem não tem!”, relatou Beatriz.

“A professora foi super atenciosa. Cada participante veio de uma situação. E a professora tratou a gente igual. Pra quem não ta arrumando emprego, a mensagem é de que quero deixar é que não se deve desistir nunca. Na hora certa, o emprego vai aparecer”, completou.

Mais sobre o programa

Gerenciado pela SERT, o Time do Emprego objetiva orientar o cidadão, a partir dos 16 anos, na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. O programa forma turmas de até 30 participantes, que funcionam como equipes, trocando experiências e aprendizado.

Durante 12 encontros – um por semana, de até três horas – os facilitadores promovem dinâmicas e demais atividades. Como redigir um currículo, vestir-se para uma entrevista e destacar as próprias qualidades em um processo seletivo são alguns dos temas abordados.

Gabriel Luna
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)