Time do Emprego realiza mais uma formatura na Capital

São Paulo, 14 de junho de 2017 – O Time do Emprego, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), realizou nesta quarta-feira (14/6) a formatura de mais uma turma. A cerimônia ocorreu na sede da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), que cedeu o espaço para a realização dos encontros.

Estiveram presentes o secretário-adjunto da SERT, Eufrozino Pereira, o coordenador de Programas para a Juventude da SELJ, Wilson Carlos Costa e a supervisora do Time, Sandra Império, que motivaram os participantes a não desistirem de suas metas.

Foram 42 formandos. Deste total, um já ingressou no mercado de trabalho. Durante o evento foi possível perceber a alegria de todos por concluírem a primeira etapa de um novo ciclo de suas vidas.

35404982515_0e8622cd78_h“É importante se qualificar, mas também é preciso ter um bom relacionamento social. No Time, refazemos a cidadania de cada um. Formamos equipes, parcerias entre vocês que devem ser levadas para a vida toda. Sempre que surgir uma oportunidade, você vai lembrar daquele colega e ajudá-lo. Assim como ele também irá contribuir para o seu desenvolvimento”, disse Pereira.

A supervisora do programa focou na perseverança necessária para se alcançar os objetivos. “Todos vocês aqui têm um sonho. Vocês dizem até onde querem chegar. Então, sonhem alto, sonhem grande, não desistam. Mais importante que sonhar é a sua realização.”

O programa contribui não só para o aperfeiçoamento de pessoas desempregadas, mas também abre novos horizontes para quem já possui uma profissão e deseja evoluir dentro dela. Um exemplo disso é Eli Alves Ferreira, um dos formandos.

34595479803_555cdfe223_hEli tem 42 anos, mora em Santo Amaro e trabalha como metalúrgico. Recentemente realizou uma cirurgia na mão e encontra-se afastado pelo INSS, onde recebeu a indicação para participar do Time do Emprego e realizar uma “reciclagem” para mudar de área dentro da empresa.

“Eles disseram ‘vai pro Time do Emprego, porque lá você vai encontrar uma luz no fim do túnel’. Aqui nos deram um direcionamento, de maneira paulatina você começa a enxergar as coisas de maneira mais clara e foca naquilo que busca. Graças ao curso, tive uma estabilidade para conseguir iniciar a minha nova função no meu local de trabalho.”

Eli não pretende guardar o que aprendeu para si: já tem planos de trazer os amigos para as futuras turmas do programa. “Pretendo trazer mais dois ou três amigos para participar”, comentou.

Texto: Jaqueline Gonçalves
Fotos: Paulo Cesar Rocha. Veja mais em http://bit.ly/2rwnJub