Trabalho Decente promove palestra com diretor da OIT

Relação entre empresas sustentáveis e Trabalho Decente foi o tema da discussão

Na manhã desta segunda-feira (27), a Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), por meio do Trabalho Decente, promoveu palestra com o tema “Empresas Sustentáveis e Trabalho Decente – Uma Relação Indissolúvel”, ministrada pelo diretor do departamento de empresas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Peter Poschen.

Na palestra, Poschen apresentou propostas para que as empresas consigam enfrentar os desafios do dia a dia, mostrou as dificuldades encontradas em cada tipo de empreendimento e também apontou os pilares em que uma empresa sustentável deve se basear.

Para acompanhar a palestra, estiveram presentes o secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, o secretário-adjunto do Emprego, Eufrozino Pereira, o coordenador de Políticas de Emprego e Renda, Pedro Nepomuceno, e a supervisora do Trabalho Decente, Letícia Mourad.

O secretário Zé Luiz destacou  a importância do desenvolvimento do Trabalho Decente no Estado. “Às vezes não nos damos conta de que em algum produto pode ter a mão de alguém que trabalha de forma indigna”, afirmou. “Onde estiver alguém trabalhando, também estará a mão da SERT para auxiliá-lo no que for possível”.

Para Nepomuceno, “a missão do Trabalho Decente não se restringe ao combate ao trabalho escravo, mas deve dar condições dignas aos trabalhadores”.

Mais sobre o Trabalho Decente

O conceito de Trabalho Decente foi constituído pela OIT, em 1999, com base na Declaração dos Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho. Para a disseminação do tema, foi criada a Agenda Global de Trabalho Decente que estabelece compromissos com os países-membro. A finalidade é constituir instrumentos para a efetiva implantação de práticas de Trabalho Decente que sugere o sentido de dignidade do trabalho em quatro pilares estratégicos:   Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, Proteção Social, Trabalho e Emprego, e Fortalecimento do Diálogo Social Tripartite.