Zé Luiz participa de reunião da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios da Baixada e Vale do Ribeira

São Paulo, 29 de abril de 2016 – O titular da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), José Luiz Ribeiro, o secretário-adjunto Eufrozino Pereira da Silva e o diretor-executivo do Banco do Povo Paulista (BPP), Marcos Wolff, estiveram na última quarta-feira (27 de abril) na reunião da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, realizada em Mongaguá, cujo tema foi Trabalho e Emprego.

Coordenada pelo deputado Caio França, que conduziu os trabalhos, a Frente foi lançada em 2015 com o objetivo de ampliar o debate, identificar e buscar soluções para problemas comuns, além de estabelecer proximidade com órgãos do Governo do Estado e propor políticas públicas para os nove municípios da Baixada, que contam com quase 1,8 milhão de habitantes, e 20 do Vale, que têm população de aproximadamente 480 mil pessoas. Participam 35 deputados estaduais, de 14 partidos.

A região vem sofrendo com a perda de dez mil empregos, três mil numa única empresa siderúrgica. Durante a reunião, muito se falou na necessidade de investir na vocação turística de suas cidades. Compuseram a mesa principal, além de Zé Luiz, Pereira e França, o vice-prefeito de Mongaguá Márcio Cabeça e o presidente da Câmara de Vereadores Antonio Eduardo dos Santos (Baianinho).

baixada mesaRepresentantes da sociedade e autoridades da região puderam fazer uso da palavra. Qualificação e Frente de Trabalho foram as principais demandas, bem como o apelo para que empresas aproveitem a mão de obra de aprendizes e de trabalhadores locais, não “importados”, e por um melhor funcionamento dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), que muitas vezes sofrem quedas no sistema, administrado pelo Ministério do Trabalho. Falou-se, ainda, da possibilidade de mudanças relacionadas aos critérios de inadimplência do BPP, que nas duas regiões soma empréstimos na casa dos R$ 20 milhões.

Também houve relatos positivos de parcerias anteriores, como do Time do Emprego na Fundação Casa de São Vicente e a carreta do Via Rápida do Emprego, iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

O secretário falou de sua torcida para que as atividades relacionadas ao pré-sal voltem à tona, o que ajudaria o País a crescer, e das possibilidades oferecidas pelo Estado. “Temos logística, mão de obra qualificada. Há um incentivo às exportações e à entrada de investimentos. Mas é importante que o Brasil retome seu crescimento, porque tem coisas que dependem dessa conjuntura”, afirmou.

Zé Luiz disse entender bem das dificuldades enfrentadas pelos municípios, porque a própria Pasta precisou passar por cortes no orçamento, e por ser vereador licenciado. Ele também expôs sobre os programas existentes na Pasta, com foco no BPP, que impulsiona por meio de recursos e capacita os interessados em empreender.

Ele sugeriu que todos os municípios se credenciem no Investe São Paulo, para que empresas que pretendam se instalar no Estado saibam o que existe como opção na região da Baixada e Vale. Também que um Conselho Regional de Turismo seja criado e que os poderes Executivo e Legislativo oficializem seus pedidos nos órgãos do Estado, para ganharem força no debate dos pleitos.

Assessoria de Imprensa/SERT
Texto:
Adriana Rota
Fotos: Paulo Cesar Rocha (veja todas em http://migre.me/tE4ER)